Por José Nivaldo Cordeiro


17 de Junho de 2002

Mesmo para aqueles que não apreciam o futebol, não é possível deixar de admirar a Copa do Mundo, organizada pela FIFA. A beleza do espetáculo que pára multidões no mundo inteiro acontece em virtude de uma premissa fundamental dos organizadores: é preciso respeitar o consumidor, esteja ele presente no estádio, esteja em sua casa, em qualquer lugar do mundo.

Para que aconteça o máximo de beleza na realização do espetáculo, gastos não são economizados. Estádios novos são construídos, a organização é impecável, o gramado excelente, os horários rigorosamente cumpridos, não existe o tal “tapetão”, respeitando-se a ética esportiva. A infra-estrutura é completa, nada faltando para que os artistas – os atletas – realizem as suas proezas físicas e esportivas.

Tudo funciona. Ver os jogos pela TV, como fazemos nós, brasileiros, do outro lado do mundo, dá uma amostra de que nada é descuidado e provavelmente as transmissões utilizam a última palavra em termos tecnológicos. Dessa vez não houve, até agora, qualquer dificuldade técnica na recepção da imagem e do som. Tudo perfeito.

Então talentos excepcionais do futebol podem brilhar para encantar o mundo. E tudo nasce na singela premissa de que é preciso agradar o consumidor. Mais que isso, encantá-lo, pois ele é a razão de ser de todo o circo que é a Copa do Mundo, pois é quem paga a conta de todos, em última análise.

Como se vê, futebol não apenas futebol, é bem uma metáfora do mundo econômico capitalista. Utiliza o que há de melhor em tudo, especialmente nas técnicas de marketing, mostrando que, quando se respeita de fato o consumidor, é possível montar indústrias que faturam na casa dos bilhões de dólares, sem subsídios, sem favorecimento, tudo funcionando para que o espetáculo aconteça, gerando lucros. É a meritocracia em seu mais alto grau. E não apenas dos atletas. Todos os profissionais engajados no esforço são os melhores.

É por isso que as pessoas reverenciam o espetáculo promovido pela FIFA. Competência e arte, quando combinados em respeito ao consumidor, produzem o maior espetáculo da Terra.

Comments

comments