Sapientiam Autem Non Vincit Malitia - Foto da águia: Donald Mathis Mande um e-mail para o Olavo Links Textos Informações Página principal

 

Primeiras Leituras de Filosofia

por Luiz Gonzaga de Carvalho Neto

Curitiba

 

O professor Luiz Gonzaga de Carvalho Neto iniciará no dia 27/4, em Curitiba, um novo curso de leitura de obras de filosofia.

A seleção de obras seguirá a lista recomendada pelo professor Olavo no COF.

No 1º módulo teremos os Diálogos de Platão, iniciando com a Apologia de Sócrates.

Mais informações em lgcn.com.br ou pelo e-mail leituras@lgcn.com.br


Primeiras Leituras de Filosofia

O propósito deste curso é introduzir o aluno à leitura de filosofia por meio de breves comentários a grandes obras.

Vamos procurar mostrar a estrutura das obras e suas teses e argumentos fundamentais.

Embora seja impossível ler uma grande obra de filosofia e não tentar interpretá-la e comparar suas teses com outros autores e com a realidade – em outras palavras, não se pode ler um texto de filosofia sem filosofar – este não é um curso de filosofia, mas de leitura de obras filosóficas. O esforço aqui se dirige a tentar endenter os textos e extrair deles o máximo que pudermos do pensamento dos autores. Para concordar com Platão, ou para discordar dele, é preciso primeiro compreendê-lo, é preciso saber o que ele disse.

Primeiro Módulo – Platão

Neste primeiro ciclo de encontros, faremos a leitura de obras selecionadas de Platão (recomendadas as traduções de Carlos Alberto Nunes)

Não se pode pensar numa identidade cultural ocidental sem Platão. A leitura de Platão, além de inserir o leitor na discussão das noções filosóficas que constituem as sementes de toda a cultura ocidental, acostumam sua mente ao método dialético e a uma clareza de idéias inédita na investigação das coisas humanas. Platão faz a ponte entre mito, filosofia e ciência sem a qual talvez não fosse possível a existência da civilização ocidental.

Obras selecionadas:

* A Defesa de Sócrates
* Fédon
* A República
* As Leis (trechos selecionados)